builderall

Quando precisamos comprar comida, o lugar onde vamos, seja qual for o país, não supermercados ou mercados populares. Esses lugares são o destino final de produção de alimentos, sejam os industriais, sejam os agrícolas.


Até aí, nenhuma novidade. Só que a Suécia, país que presenteou com a IKEA, empresa que oferecendo soluções de decoração com design, funcionais, duradouras, acessíveis e sustentáveis a pessoas com orçamentos limitados, chega com mais uma ideia revolucionária.


O SweGreen é uma ?horta vertical? que pode ser instalada dentro de qualquer supermercado. O espaço tem absolutamente tudo controlado: a irrigação, emissão de luz e a temperatura. Juntos, esses agentes oferecem alto grau de ingredientes. O mais inovador é que essa ?horta urbana? produz 24 horas por dia.



As mentes por trás do novo conceito tiveram uma visão fundada na sustentabilidade. Alimentos que crescem em áreas produtoras longe dos grandes centros, utilizam transportes para chegar até às redes de mercados e feiras populares. Só nessa etapa, os níveis de emissão de C02 na atmosfera é considerável com o uso de caminhões e caminhonetes. Isso sem falar na necessidade, em alguns casos, de usar agrotóxicos e outros produtos químicos no processo de produção. Os produtos são orgânicos.


Os executivos da SweGreen deixam claro que o objetivo não é de prejudicar fazendeiros e produtores de alimentos. O diferencial do negócio está no foco em produção de alimentos perecíveis, com pouco tempo de resistência nas prateleiras, como legumes e hortaliças, também conhecidas como folhas verdes. Testes estão sendo feitos para tentar produzir frutas sazonais como morango.


O SweGren derrubou de vez com a dependência do clima, do tempo e das estações do ano. O modelo ainda usa bastante energia elétrica, mas uma vez que seja encontrada uma fonte energética limpa, o ciclo de produção será 100% sustentável.

???

Será que esta ideia vai dar frutos pelo mundo?